Ginecologia

A mulher passa por mudanças profundas em seu corpo ao longo da vida, que se iniciam ainda na infância, ficam mais marcantes após a primeira menstruação e não são interrompidas após a menopausa, como muitas pessoas acreditam.

Entender estas modificações de acordo com o momento de vida de cada mulher é o papel do ginecologista, que também poderá identificar quando estas modificações não estão dentro do normal.

planejamento familiar

Outro aspecto que deve ser abordado nas consultas ginecológicas é o planejamento familiar, quando conversamos sobre o melhor momento para uma gestação programada ou mesmo qual o melhor método contraceptivo para cada paciente quando a gravidez não é o desejo atual. O importante aqui é sempre a informação e a decisão final sempre é da própria mulher.

aspecto preventivo da ginecologia

Por fim, é sempre importante ressaltar o aspecto preventivo da ginecologia, com possibilidade de diagnóstico precoce de condições como câncer de colo de útero e de mama, situações que afligem muitas mulheres. Como muitas vezes o ginecologista é o único médico visto regularmente pela mulher, ele também poderá ser o primeiro a perceber outras complicações que não necessariamente possuem relação direta com a medicina reprodutiva, como hipertensão e diabetes ou mesmo alguma alteração no exame físico que justifique a avaliação por outro especialista.

Olá, precisa de ajuda?